Quem pode usar turbante?

suastica

Não quero dizer que o racismo não existe: sim, o racismo existe na sociedade brasileira. Sim, eu tenho de reconhecer meus privilégios: eu tenho menos chance de ser parada pela polícia que uma mulher negra; eu tenho mais chance de passar numa entrevista de emprego que uma mulher negra; eu tenho proximidade com a minha cultura e com a minha língua (sou descedente de portugueses e galegos). Sim, eu tenho que reconhecer os meus privilégios como uma pessoa branca, descendente de portugueses, no Brasil. Sim, eu quero que isso acabe: eu quero que as pessoas sejam corretamente julgadas pelo o que elas fizeram, não pela a cor da sua pele, ou pelo seu status social: que todos tenham o direito de falar a língua que lhe seja étnica, que tenham o direito de aprender sobre as suas culturas. Também defendo o intercâmbio cultural, a troca entre culturas, e o aprendizado e respeito mútuo.

Sim, eu entendo que o turbante é atualmente visto pelo movimento negro como um símbolo da luta de pessoas negras já que muitas escravas o usavam durante a época da escravidão para se proteger do sol. Sim, eu acho lindo quando eu vejo uma negra usando um turbante. Mas também não vejo nenhum problema de uma branca, japonesa, chinesa, árabe, o que seja começar a usar turbante ou qualquer outro ítem que seja adotado como símbolo pelo movimento negro.

Claro que aquilo para a pessoa negra brasileira tem um significado: representação da luta racial. Mas para uma pessoa Sikh, o significado é outro: é um símbolo de adoração, usado por homens (E não por mulheres), assim como é o hijab pelas mulheres árabes.

INDIA-RELIGION-SIKH

O post começou com a imagem de uma suástica não para ilustrar o racismo, mas para ilustrar que a mesma coisa pode significar diferentes coisas em diferentes épocas para diferentes pessoas: Na África, assim como na Ásia, o turbante é (era) um símbolo religioso. No Brasil, o turbante passou a ser usado por escravas marjoritariamente para se proteger do sol. Hoje pessoas que não tem nenhuma ligação com religião que usa turbante , usa isso como forma de simbolizar a luta racial. No caso da menina do metrô, ela não estava usando o turbante para mostrar que ela era religiosa ou que lutava pela causa negra: ela estava usando como ferramenta para se sentir com uma auto-estima maior. Que o turbante agora seja um símbolo de pessoas (com câncer) que lutam para se sentir com uma melhor auto-estima: por que não?

Em todos os casos citados acima, não há nenhum problema: é o mesmo símbolo com significados diferentes. O problema de apropriação cultural seria se por exemplo, se uma rede gigante como a C&A ou Riachuelo lançasse uma coleção “turbante” e colocasse manequins de turbante em frente a suas milhares de lojas: aí as pessoas negras que usam isso como um símbolo de luta, ou os religiosos que usam isso como um símbolo religioso seriam vistos apenas como pessoas que adotaram uma modinha da C&A promovida pela Revista Capricho e por diversas “blogueirinhas” (assim como é/foi sapato de plataforma, headband,  tenis branco). Esse é o problema da apropriação, e não pessoas (De qualquer cor, com câncer ou sem) usar turbante para promover a sua auto-estima. E isso foi o que aconteceu no caso do Nazismo, eles usaram tanto o símbolo tão vastamente, que hoje em dia ninguém se lembra mais do significado original: boa sorte.

Anúncios

One thought on “Quem pode usar turbante?

  1. Roberto diz:

    Vc tem de levar em conta que a maioria dos negros não se importa com isso. A maioria deles quer simplesmente dar um rolê sem ser parado pela polícia. Algumas pessoas estão usando esse caso do turbante para deslegitimizar todo o movimento negro. Por outro lado, é bom para não ser a favor de uma ideia simplesmente porque ela se apropria de um discurso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s