Macbook PRO: vale a pena?

No meu estágio da Mozilla (para saber mais visite outreachy.anaplusplus.com), iria ganhar um notebook, e me deram duas opções: um ThinkPad X1 Carbon da Lenovo ou um Macbook PRO retina da Apple. Apesar do computador da Lenovo ser muito bom, acabei escolhendo o da Apple, porque tinha curiosidade de saber como era o sistema. Levantei o preço dos dois computadores que me ofereceram, nos EUA o Lenovo que falei custa U$D 1.800, enquanto que meu Macbook custa U$D 2.200, então a diferença de dois computadores “equivalentes” é U$D 400. Agora a pergunta que fica é: vale a pena pagar 400 dolares a mais para ter um Macbook? Vou citar pontos do Macbook que podem te ajudar a decidir se vale o investimento.

Meu lindo Macbook PRO

Design e detalhes do hardware

Uma categoria em que Macbook é infinitamente superior a qualquer notebook da terra na minha opinião é o design. Até que se prove o contrário, o Macbook é o notebook mais lindo que já vi! E há detalhes que nem sempre são mostrados no site da Apple que o tornam um computador ainda mais incrível neste sentido: um deles é a fonte para carregar: ela tem um imã que permite que o plugue chegue muito facilmente a entrada de alimentação e que eles não se despluguem facilmente, outro detalhe que pode parecer despercebido, é que a fonte tem dois comprimentos de fio e um lugar para enrolar o seu cabo na hora de guardar! A placa única de alumínio que faz o macbook e a linda maçã que acende são outros detalhes mais conhecidos. A tela de retina também é algo muito bom nesse computador, nunca usei uma melhor.

Acessórios e compatibilidade

Outra coisa que pode ser positiva e negativa para o Macbook são os acessórios. A Apple super capricha em cada um dos acessórios do notebook, o mouse da Apple é lindo e ótimo em todos os sentidos (porém custa 621 reais no Brasil, a sorte que a Mozilla me deu um). Nesse ponto existe um mito que é a Apple é completamente incompatível com qualquer coisa, isso é verdade e é mentira: eu tenho um fone de ouvido da marca plantronics que consigo usar no meu notebook, no entanto não consigo usar meu mouse da Apple em outros computadores: então cheguei a conclusão que no caso do Macbook (não sei de outros produtos como iPad ou iPhone) consigo  usar acessório de outras marcas com o Macbook mas não consigo usar acessórios Apple com outras marcas.

Sistema operacional

Nesse caso, vou comparar Linux + Windows  com o OSX. O OSX foi um SO que me surpreendeu, como ele é baseado em um sistema Unix, a maioria dos comandos que você está acostumado a fazer no seu terminal do Linux funcionará no Mac, no meu uso diário como programadora para open source, não senti falta de nenhum recurso do Linux. No entanto, os atalhos (exemplo ctrl+c) no mac são diferentes, por causa da existência da tecla “command”. O OSX também reúne uma coisa muito boa do Windows: existem programas para o OSX! Se você já usou Linux, sabe como é triste ter que dar adeus a programas de edição de vídeo, imagem, etc. a boa notícia é que existe tudo isso pra OSX, a má notícia é que é mais difícil de encontrar software pirata para OSX, então se você está acostumado a usar seu photoshop piratão no windows, pode se preparar pra ter que pagar uma licensinha bem baratinha (sqn) pro seu MacOS. O universo de jogos com certeza ainda é muito maior no Windows que no OSX, então se você é gamer, fique ligado que apesar do preço, o MacBook não é um gamer pc.

Perfomance: você precisa mesmo de tudo isso?

Uma coisa que é inegável no Macbook Pro é a sua perfomance. O meu computador antigo (um samsung de 1500 reais) quase soltava fumaça para fazer o que eu faço nesse computador. Mas atenção, isso não significa que o Macbook é perfeito, sim, o mac trava as vezes! É claro, que um lenovo de 1800 dolares vai ter uma perfomance similar, mas a questão aqui é: você precisa mesmo de tudo isso? Se você só acessa a internet e usa o pacote office, você não precisa dum Macbook Pro ou dum lenovo thinkpad, você pode partir da para a linha de entrada da Apple (um macbook air por exemplo) até para um computador positivo de 1000 reais (ok, talvez ele quebre mais rápido e dê problema mais rápido, mas no começo vai suprir as suas necessidades).

Aqui vou resumir o que disse e citar alguns prós e contras a mais do Macbook Pro:

Prós:

  • Hardware mais bonito do mercado;
  • Alta perfomance;
  • Sistema operacional baseado em Unix com uma vasta gama de programas;
  • Bateria com boa duração;
  • Compatível com acessórios de outras marcas;

Contras:

  • Mais caro que computadores de perfomance equivalentes de outras marcas;
  • Acessórios do Macbook feitos pela Apple são caros e não compatível com outras marcas;
  • Falta de softwares gratuítos e “piratas”, e de games em comparação ao Windows;
  • Esquenta muito durante o uso;
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s