Uniforme = opressão

Uma das coisas que mais me frustravam quando eu estudava na escola era o fato de ser barrada por está sem uniforme ou por está com o uniforme errado. Me lembro no primeiro ano (foi a primeira vez que fui barrada), na segunda feira tinha aula de manhã e aula de educação física a tarde, eu sempre ia com o uniforme da educação física na segunda (para não precisar ficar trocando, já que depois da aula eu ia pra casa), e um belo dia chegou alguém e disse numa segunda-feira de manhã “Se você não vai assistir aula de educação física, você não pode usar essa roupa”, foi extremamente frustrante ser expulsa da escola por está com o uniforme “errado”.

 

Depois eu resolvi comprar um All-star vermelho, e o regulamento da minha escola dizia que o sapato tinha que obedecer uma série de cores, e o vermelho não estava entre elas. Era triste porque eu não tinha outro tenis (minha mãe não queria comprar outro) e eu não podia ir para a escola com aquele, era tenso porque toda vez que eu ia para a escola, eu tinha que ficar me escondendo porque parecia que as “assistentes de aluno” tinham olho de águia para isso. Já teve uma vez também que eu estava fazendo prova de matemática e alguma assistente de aluno queria me tirar da sala porque eu estava usando um casaco que não fazia parte do uniforme (mas o meu professor deixou eu ficar).

Eu sou totalmente contra oprimir alguém por não ter a vestimenta correta, o uniforme não tem outra utilidade a não ser oprimir e fazer com que você pertença a uma massa, que você deixe de ter uma personalidade. Nem venha dizer que serve para pessoas não serem oprimidas pela classe social, que isso é notável no perfume francês que a pessoa usa, ou no brinco de ouro, pela pose, ou pelo carro em que a pessoa chega: não precisa ter roupas para se mostrar a classe social. Nem venha dizer que serve para identificar os alunos fora da escola: uma carteirinha bastava para identificá-los como aluno daquela instituição caso fosse preciso.

O uso do uniforme é algo sem sentido e irracional.

 

Um detalhe é que a escola que estudei é pública (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba) e nenhum dos ítens do uniforme eram gratuítos, eles eram inclusive caros (soube que mudou hoje em dia, mas na época era assim).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s