Lula: herói ou bandido?

Vejo no meu Facebook diariamente posts que visam mostrar que Lula tirou milhares de brasileiros da miséria e ignoram o fato de ele ser realmente investigado por corrupção enquanto outros mostram só esse fato e ignoram tudo o que aconteceu no governo Lula: pois bem, esse é o maior problema com Lula, as pessoas já tem uma opinião super formada sobre ele (muitas o veem como o herói da pátria enquanto outros o veem como o destruidor da mesma) o que as impede de ter uma visão crítica e limpa sobre os fatos, e essa falta de pensamento crítico sobre o mesmo é o principal motivo de eu ser contra a volta de Lula em 2018 (se houverem eleições).

 

Lula herói do Povo?

Pois bem, é inegável que o Bolsa Família foi um modelo mundial de programa de distribuição de renda elogiado por diversas pessoas e instituições do mundo, o Bolsa Família foi sem dúvida a maior herança do governo Lula e a melhor coisa do PT, dentre outros programas de acesso das classes mais baixas à direitos. Críticas à ideia do Bolsa Família é algo inconsebível por qualquer pessoa sensata, o Brasil precisava daquilo pois a desigualdade social é e sempre foi o nosso maior problema (a sua aplicação em cidades onde  politicagem é colocada na frente da necessidade, isso sim pode ser criticado, mas não o programa em si).

Mas também é errado falar que Lula é a pessoa que fez o Brasil crescer como o Brasil cresceu, sempre que eu vejo amigos compartilhando dados econômicos do país nos anos 2000 e alguns anos antes eu faço a famosa “face palm”, Lula também não é um super homem. De fato, Lula pegou o país em um ótimo momento da econômia (que talvez não voltemos a viver nem tão cedo), não foi só o plano real e a estabilização da inflação como os coxinhas gostam de frizar, mas também acontecia algo no mercado internacional chamado “commodities boom”:  em econômiques, commodities são produtos in natura, como bens de agricultura (milho, soja, feijão, cana de açúcar, etc), minérios, etc.  e a principal fonte econômica do Brasil e dos países chamados do grupo BRICS são baseadas nos commodities : Alguns dependiam da exportação e outros da importação para fazer novos produtos, e com o Boom do preço dos commodities nas bolsas de valores do mundo os países que os exportavam e os que vendiam produtos “derivados” de commodities cresceram absurdamente (o grupo BRICS como um todo cresceu muito nos anos 2000). Mas por volta de 2014 o  preço dos commodities baixou novamente e os países do BRICS tiveram uma desaceleração geral no seu crescimento. Então Lula não foi o responsável pelo boom econômico do Brasil (assim como Dilma não é a grande responsável pela atual crise, o único erro do PT foi não ter diversificado a economia o suficiente), é claro que ele poderia ter pego um momento de grande crescimento econômico do país e não ter aproveitado, mas felizmente ele aproveitou para fazer programas de inclusão social.

 

Ou o grande bandido que pitam?

Ok, é inegável que Lula fez alguns programas para beneficiar as classes mais pobres e por isso ele é super popular, mas isto o torna incorruptível? É claro que não. Para mim não cola muito bem a desculpa que ele não fazia ideia do mensalão (voltando láa no tempo) mesmo tendo sido deputado por alguns anos antes de ser presidente, nem não cola que Dilma tentar nomeá-lo ministro logo depois das acusações não tem nem um pouco de declaração de culpa. O fato de Lula ter feito algo bom não o torna incorruptível, ponto. Logo parem de reclamar das investigações da Polícia Federal, quem tiver de ser preso será e se Lula roubou o fato de ele ter beneficiado a classe trabalhadora não o torna inocente.

Então em resumo: 1) Lula fez coisas boas, mas ele não é o super homem que seus defensores pintam; 2) É bem possível que ele já tenha se envolvido com corrupção, e ter beneficiado pessoas pobres não é um contra-argumento, o fato do PSDB também ter pessoas envolvidas na corrupção também não o inocenta.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s