Dicas para conseguir um intercâmbio/viagem de graça #1

Uma das coisas que mais me pedem é para ensinar como eu consigui todas as minhas viagens (para quem não sabe, já consegui 4 viagens internacionais de graça e diversas nacionais), tem gente que diz que tenho sorte, eu acho que mais que sorte eu tenho estratégia. Nesse post vou falar de algumas e no da semana seguinte completarei (são muitas dicas). Ah sim, não se esquece de curtir a página do blog para ficar ligado em cada post novo 😀

images

 

Dica 1 – Pesquise: 

Se você está lendo isso daqui, você tem acesso a internet e a um computador, então faça bom proveito deles! Tem muita gente que diz que basta pesquisar no Google “Intercâmbio gratuíto para o local x”, mas eu pessoalmente acho que nunca encontrei uma oportunidade assim (geralmente antes de aparecer algum programa de intercâmbio gratuíto, aparecem trocentos sites de agências de intercâmbio pagos que pagam para aparecer no topo do Google), em geral vejo oportunidades em sites e páginas relacionados a isso, tem alguns que eu gosto muito, como o Partiu Intercâmbio, o Estudar Fora e o InspiraSonho, na página do meu blog no facebook estou sempre postando oportunidades que conheço também, então curtam a página do blog. Outros canais que costumam postar oportunidades mas não são especificamente para brasileiros (alguns são mas outras não) são o Youth Opportunities, a  ONU, entre outros, nesses vocês vão ter um trabalhinho maior para filtrar (e sim, se você conhece algum outro site/página que poste oportunidades, comente aqui)

Outra fonte de pesquisa que eu uso muito são grupos no facebook, como o grupo da minha universidade, grupos de comunidade de Alumni que faço parte, etc. eu não tenho um grupo específico para indicar para vocês (porque muitos deles são fechados a pessoas que participaram de um certo programa, que são de uma certa universidade, etc.), mas eu acho que vocês devem conhecer algum grupo assim. Fiquem ligados neles!

Também fique ligado nas pessoas que você conhece, se você viu que um colega seu participou de um intercâmbio legal, não tenha vergonha de perguntar! Eu consegui ir para o caminhos do mercosul assim! Eu conhecia um rapaz que eu vi postando sobre essa viagem (ele tinha participado no ano anterior a mim), e eu pedi dicas e informações para ele. Ele até me mandou algumas dicas de como ele fez a redação dele no ano anterior, e eu acabei conseguindo graças a ajuda dele também!

Dica 2: Se adapte

Muita gente vai lá, acha as oportunidades de bolsas de estudo, prêmios, etc. mas tenta, tenta e nunca consegue ganhar, muita gente acaba se decepcionando e desistindo de competir nessas coisas. Um dos maiores problemas que vejo é que as pessoas são muito cabeça dura. Por exemplo, se você vai participar num concurso de redação, é importante ver como as redações ganhadoras foram, por mais que você tenha um estilo literário que você considera lindo, se você quer ganhar o concurso e não mostrar o seu estilo para o mundo, você tem que escrever como o concurso quer que você escreva, então leia as redações vencedoras dos anos anteriores e tente extrair a essência delas e fazer algo parecido.

Se você vai para um concurso que vai te julgar por sua personalidade, tente conversar com os vencedores dos anos anteriores e ver como eles são, não tente imitar a personalidade deles (isso nunca funciona) mas tente ver quais características eles tem em comum (por exemplo, fazer trabalho voluntário) e tentar fazer também! É mais difícil, mas não é impossível e provavelmente vai te fazer bem também, mesmo que seu objetivo primordial for passar numa seleção de algo, é possível que você também tenha muita felicidade tentando “imitar” pessoas que são incríveis! É claro que você nunca vai ser outras pessoas, mas você vai ser uma versão melhor de você mesmo! O mesmo vale para coisas que vão te selecionar de acordo com o seu desempenho acadêmico, se a pessoa que foi selecionada anteriormente sempre participou de projetos de pesquisa, então faça o mesmo, se envolva em pesquisa também! Se adapte, e se melhore, essa dica é primordial para qualquer coisa na vida.

—————–

Essa é a parte 1 desse post, semana que vem volto com mais duas dicas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s