Vou para os EUA novamente: programa SUSI

Antes de ler o post, peço que responda esta pesquisa e que curta a página do blog no facebook, ajuda bastante!

Pois é! Vou visitar novamente a terrinha do Tio Sam! Dessa vez eu vou para Massachusetts e New York (pelo menos com o que sei até agora, acho que talvez vá visitar outros estados) com todos os custos pagos pelo Departamento de Estado Americano!

 

391528_474216152590071_2003655656_nEu vou pelo programa Study of the US Institutes for Student Leaders (ou SUSI, ou Student Leaders para os mais íntimos). Esse programa funciona basicamente assim: existem vários tópicos que você pode estudar (estão especificados os temas de estudo no link acima), e chegando nos USA, você vai fazer um curso de cerca de um mês em algumas universidades e institutos americanos. Eu ainda não tenho certeza em quais universidades serão as minhas aulas (eles estão mandando as informações aos poucos), mas pelo relato de pessoas que participaram em edições passadas, vou ter aulas em Amherst College, University of Massachusetts, MIT, Harvard e City University of New York. O tema que foi escolhido (não por mim, mas pela embaixada) para o meu Institute foi o penúltimo da lista no site que linkei acima, U.S. History and Government, confesso que não erao  que mais me interessava dos tópicos citados (me interessaria muito mais, mudança de clima, ou liderança feminina, etc), mas eu espero tirar muito proveito mesmo assim.

Os requisitos para participar no programa estão no site, mas dentre eles estão ter entre 18 e 25 anos, ser universitário e ter um bom desempenho acadêmico (a área de estudo pode ser qualquer uma, para vocês terem uma noção, nessa minha edição são 5 selecionados: eu de computação, um rapaz de engeharia, uma moça de ciências sociais, outra moça de medicina e um outro rapaz que estuda letras). O processo de seleção para o SUSI no Brasil é que é um mistério atualmente. Eu já sabia da existencia do programa desde o Ensino Médio, tinha um grupo no facebook para os candidatos ao programa “Jovens Embaixadores” e muita gente falava, “ah se não passar no JE, tenta o SUSI ano que vem”, até 2011, o SUSI tinha um processo seletivo bem claro e aberto e era bastante divulgado e tinham bastante vagas para o Brasil. Quando o Governo Federal resolveu lançar o Ciência sem Fronteiras, a Embaixada dos EUA resolveu diminuir o programa no Brasil (diminuir a divulgação e o número de vagas) porque muitos jovens universitários já teriam a oportunidade de estudar numa instituição americana.
Esse ano eu finalmente tinha me tornado universitária há mais de um semestre (requisito do SUSI) e ainda tinha um resquício na memória que o programa existia. Por volta de Abril desse ano, eu vi alguém comentando num grupo do Facebook que tinha ido para o SUSI ano passado, e eu comentei algo como “Nossa, nem sabia que o programa existia ainda” (tinha parado totalmente de ouvir falar dele), aí mandei um email para um contato na embaixada dos Estados Unidos que tinha e ela me fez um monte de perguntas (para saber se eu preenchia o perfil do programa) e disse “Muito bem, depois a gente fala com você”. Em agosto ou setembro desse ano chega um email da embaixada: você foi indicada para o SUSI, complete a sua inscrição. Eu completei e finalmente em outubro veio o resultado: eu tinha passado!

Eu soube tanto por um ex-professor meu que participou do SUSI quanto por colegas que também foram selecionados (somos uma equipe de 5) que pessoas de outras edições e funcionários da embaixada dos EUA podiam indicar candidatos para que eles completassem a seleção e que fossem selecionados por Washington(no total soube que tiveram 100 inscrições completas), talvez ano que vem, se for igual a esse ano eu possa indicar pessoas também (então meus amigos que querem participar do programa, falem comigo por volta de agosto de 2016). Mas sabe-se lá se vai mudar ou não com a decisão de congelar o CsF.

De toda forma, em janeiro embarco para essa aventura, vou  contar detalhes aqui no blog para vocês! 😀

 

 

Anúncios

7 thoughts on “Vou para os EUA novamente: programa SUSI

  1. Vinícius diz:

    Oi Ana. Fala da chegada ao aeroporto, se tem alguém para dar auxilio lá, sobre os gastos extras que você teve…
    Irei ma proxima temporada (meio do ano-2016) e estou ansioso e cheio de duvidas!!

    • Ana Ribeiro diz:

      Oi Vinícius!
      Eu acho que o do meio do ano é diferente do que fui no fim do ano, já que vocês vão pro Havaí 🙂
      Sobre o aeroporto, tinha sim gente esperando :D, isso é bem tranquilo.
      Sobre os gastos extras, na minha edição (não posso prometer que na sua vai ser a mesma coisa) eles deram cerca de 40 dolares por dia para cobrir o preço das refeições, mais 200 dolares destinados para material escolar (eles não pediam confirmação do que você gastava, então na prática vc podia gastar com qualquer coisa esse dinheiro), o dinheiro foi bem suficiente, e ainda sobrou uns 200 dolares 😀 Sobre levar dinheiro, só precisa levar de 100 a 200 dolares pra a viagem (comer no aeroporto) e tals (a não ser que você tenha uma compra em vista, aí vc leva o dinheiro dela, dá tempo de comprar eletrônicos, roupas, etc) mas fora isso, não precisa.
      Boa viagem!

      • Vinícius diz:

        Bacana!! Não sabia que o auxílio refeição era em dinheiro, achei que eram refeições mesmo. Acho até melhor. Rsrs
        Estou indo no Environmental Issues. Muito empolgado, ansioso. Primeira viajem internacional!!

      • Vinícius Almeida diz:

        Oi Ana. Estou aqui de novo, seu blog é o unico que encontrei mais informações de brasileiros que participaram do programa. Pois bem, após ser contatada pela equipe da embaixada sobre sua aprovação, em quanto tempo você foi convocada para tirar o visto, é qual foi a média de tempo, entre o contato de aprovação e a viajem? Obrigado, abraço.

      • Ana Ribeiro diz:

        Não lembro exatamente, eu fui aprovada em outubro ou novembro (eles demoraram um pouco mais para divulgar os resultados na minha edição) e logo depois já iniciaram os procedimentos para obtenção do visto. Acredito que um mês antes da viagem eles devam começar a tratar disso, mas fica tranquilo, é assim mesmo. Sobre outros blogs, tem esse daqui: http://studentleaders-bra.blogspot.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s