Mudando de Android para Windows Phone: experiência e adaptação

Esses dias tive meu celular com android roubado (era um LG G2 que já tinha há mais de um ano), e como eu já estava sentindo falta da comodidade de ter um smartphone resolvi arranjar um novo, não queria um muito caro para caso eu perdesse o celular novamente eu não perderia um grande investimento em dinheiro, os smartphones mais baratos do mercado são os com Windows Phone, e por isso eu escolhi um com o Sistema Operacional: um Microsoft Lumia 535 que tem a versão do S.O. 8.1 (já estou usando o mesmo há cerca de 3 semanas). Nesse post vou falar como foi a migração para o novo sistema e falar de vantagens e desvantagens do sistema operacional da Microsoft em relação ao da Google.

A primeira coisa que temi ao mudar de sistema foi perder os meus contatos, quando eu salvava um novo contato no meu celular anterior quase sempre colocava “salvar no Google” porque sabia que se comprasse um novo celular com Android, os recuperaria falcimente, isso aconteceu quando troquei de smartphone a primeira vez (de um Galaxy Y para o LG G2), não sabia se conseguiria importá-los facilmente no Windows Phone. Mas pela a minha surpresa, sim eu consegui! Eu também consegui acessar todos os meus emails (tenho conta no Gmail, Yahoo! e Outlook) de um único aplicativo nativo do Windows Phone, eu achei isso ótimo, pontos para o Windows Phone no quesito integração com contas de outras empresas! Eu pelo menos nunca tinha conseguido usar o aplicativo de gerenciamento de emails nativo do Android para usar outras contas além a do próprio Google e esse foi um dos motivos para a minha conta do Gmail ter se tornado o meu email principal.

Eu surpreendentemente gostei bastante também da interface Metro, já havia a testado no Windows 8 e a detestado em um computador, achado pouco prática, no celular eu gostei de verdade, a achei mais prática e fácil de usar que a interface do Android. No WP 8.1 (li na net que em outras versões é diferente) consegui personalizá-la bastante, pude escolher entre duas cores de fundo: negro ou branco (no meu antigo celular android só tinha uma cor de fundo mesmo para o menu), uma cor de destaque (eu escolhi rosa carmim) e ainda se pode colocar uma foto no fundo além de personalizar o tamanho dos itens do menu, eu gostei bastante disso!

Assim ficou meu telefone depois das personalizações.

Todo mundo fala que o Windows Phone é pior que o Android no quesito aplicativos. No início do uso, não senti muita falta, tinha tudo que mais usava no android: whatsapp, facebook, instagram, player de música, aplicativos de banco, aplicativos de estudo que eu usava e leitor de pdf (e sim, não tem ainda snapchat para os viciados nisso e eu não uso isso). Mas depois eu comecei a sentir uma falta extrema de aplicativos do Google que eu costumava usar menos frequentemente no meu android: o Google Translate e o Youtube!! Quando entrei na loja de aplicativos e procurei “YouTube” vi lá um aplicativo dessa coisa linda desenvolvido pela própria Microsoft (e não pela Google!), mas ao clicar no app eis a decepção: não era um app nativo do sistema, ele abria uma aba do You Tube no navegador que era a mesma coisa de não ter o aplicativo e não funciona muito bem (dá para assistir um vídeo ou outro mas para girar a tela é uma agonia, para postar videos não dá, para ver a timeline de vídeos é chatinho), decepção! Outra coisa com relação a Apps que me decepcionou foi o fato do navegador nativamente disponível (o Internet Explorer, que surpreendemente não fica travando no celular como ele é no computador!) não ter opção de configurar o buscador preferencial o Google, e sermos “forçados” a usar o Bing, o único navegador “famoso” disponível é o Opera, nem o Firefox nem o Chrome estão disponíveis para WP.

Além disso, outra coisa que não gostei no sistema foi o fato das configurações serem difícieis de acessar. No Windows Phone 8.1 existe um menu “suspenso” (ao deslizar o dedo de cima para baixo ele aparece) com as principais configurações de acordo com eles, mas só são somente 4 “lugares” e não personalizáveis, no meu antigo Android eram pelo menos umas 8 configurações acessíveis por esse menu, eu senti falta de coisas como rotação de tela, ligar e desligar 3G e modo avião, ligar e desligar GPS, etc.

Menu de configurações

Menu de configurações

No geral, achei o Windows Phone melhor do que eu esperava, não é um Sistema Operacional ruim, para mim as desvantagens (não ter alguns apps e o menu que falei) são menores que as vantagens (preços mais em conta no mercado, suporte a contas de várias empresas) então para mim valeu a pena.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s