Crítica vs. comentários negativos

Tem muita gente que chega e me diz: “Você não sabe ouvir críticas”, e eu acho que isso totalmente não é verdade, aqui vou explicar meus motivos.

Durante muito tempo eu deixei que as pessoas me limitassem sobre o que eu posso ou não conseguir, aonde eu posso ou não chegar. “Ah, ninguém como você, assim, uma menina, imatura, nascida no interior da Paraíba fez isso. Você não vai conseguir, você é muito imatura para isso. Eu estou lhe avisando para você não quebrar a cara.”, já ouvi isso diversas vezes durante toda a minha vida!

Isso para mim totalmente não é uma crítica que merece ser ouvida, isso deve entrar por um ouvido e sair em outro. E as vezes as pessoas que fazem isso, nem fazem isso por maldade, mas por de fato acreditarem que se você seguir em frente você vai quebrar a cara e as vezes também por estarem num mal dia (quem nunca teve um dia super pessimista nível vou desistir de tudo? Nada vale a pena!). E eu digo uma coisa, deixar de ouvir comentários limitadores só faz você crescer! E se você realmente for imaturo e realmente quebrar a cara (o que é beeem possível, você quebra a cara mil vezes antes de conseguir algo), vai doer, com certeza! O peso da frustração é muito grande, quando você quer muito aquele resultado e não consegue, é horrível! Mas no caminho mesmo que não conseguindo, você vai aprendendo, e se você nunca colocar a cara a tapa, você nunca vai aprender a lutar (e com o tempo a frustração passa a doer menos também!).

Se eu tivesse ouvido as críticas das pessoas que me colocam para baixo provavelmente não teria essa biografia “Conheceu o vice presidente dos Estados Unidos, falou na ONU, ganhou prêmios internacionais”, eu seria no máximo uma “graduanda no curso x” (e olhe lá).

No entanto há críticas que merecem ser ouvidas, e estas devem ser selecionadas com muito carinho num turbilhão de críticas q vc escuta no dia a dia (sim, haters gonna hate), essas são das pessoas que você considera com conselhos para melhorar algo que você está fazendo, e não para desistir porque aquilo é demais para você. Essas sim merecem ser consideradas. As outras tem que entrar num ouvido e sair noutro.

Anúncios

2 thoughts on “Crítica vs. comentários negativos

  1. Andre diz:

    Geralmente critica falando que eu não vou conseguir algo tem o efeito contrário 😛
    Outra coisa é que não vejo porque o local de nascimento de uma pessoa vai impedir ela de crescer, pelo menos em computação pouco importa de onde você é, o que importa é se você sabe fazer o que tem que fazer.

    • Ana Ribeiro diz:

      Pra mim ddepende de quem vem a crítica, André. Acho que se vem de alguém desconhecido e que eu desconsidero, faz o efeito contrário, mas se for de algum conhecido e alguém que considero, dá uma tristeza na alma, um desânimo.

      Discordo e concordo sobre a sua observação sobre computação. Se uma pessoa aqui que estuda na UFCG, nascida em Campina Grande, quiser abrir uma Start Up (por exemplo), vai encontrar mil dificuldades: todo tipo de gente vai dizer que não é futuro, que é melhor ela fazer concurso público ou procurar uma empresa pra trabalhar, que ela vai quebrar a cara, etc. mas se a mesma pessoa quiser fazer o mesmo em Stanford, ela vai encontrar apoio, porque mesmo que ela quebre a cara, sempre vai ter oportunidade para recomeçar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s