Passeando por Turim

Turim é uma belíssima cidade, capital do Piemonte. Turim foi a primeira capital da Itália quando esta se unificou (antes de Florença e Roma!), por isso tem toda a estrutura de uma cidade real: palácios e mais palácios! O evento que eu fui mesmo, ocorreu no “Polo reale” (mais especificamente no palácio Madama) de Turim, e era maravilhoso! Eu confesso que não vi tanto da cidade quanto gostaria (pouco tempo na cidade, agenda apertada), mas o pouco que vi me agradou muito!

Eu confesso que não tinha muito roteiro por Turim, eu sai andando na cidade feito uma louca e entrando nos lugares que me chamavam a atenção (a cidade é muito fácil de se andar, e além disso eu sabia que se me perdesse eu podia procurar qualquer parada de ônibus com o número 11 para voltar para onde estava hospedada), o que não foi tão ruim! Eu cheguei em alguns pontos que me encantaram muito, ver as ruínas dos romanos (a cidade foi fundada por romanos no século 2 A.C.), a cidade tem um portão romano que murava a cidade no início da mesma! Eu também achei muito legal um resquício de anfiteatro romano que ainda era usado para apresentações artísticas!

IMG_1842

Anfiteatro romano

Anfiteatro romano

Portão romano

A parte católica de Turim também é imperdível! Eu fui entrando em todas as igrejas que via pela frente, porque tinha certeza que viria uma obra de arte! Eu sabia também que Turim é a cidade do Santo Sudário, mas não sabia onde ele ficava! Até que por um acaso entrando nessas igrejas da vida, entro na catedral da cidade, onde o Santo Sudário fica guardado!

Foto do altar da catedral de Turim

Foto do altar da catedral de Turim, o sudário fica nessa parte dourada a direita

Onde o sudário fica guardado

Onde o sudário fica guardado

Turim é altamente conhecida também pelos seus museus, infelizmente o único bom museu que tive tempo de visitar foi o museu egípcio (entrei em alguns museuzinhos de igreja que não valem tãao a pena), gostaria de ter visitado também outros museus, como o museu do cinema, e uma vila medieval que são bem famosos também, mas não tive tempo (espero que eu tenha oportunidade de voltar!). O museu egípcio de Turim é o segundo maior museu egípcio do mundo (o maior fica no Cairo), me lembrou muito os museus do Smithsonian que visitei nos Estados Unidos, que para mim são os melhores museus que já visitei (a título de comparação, o pior museu que visitei foi o do homem sergipano em Sergipe, não tem nada de interessante para se ver, então a minha escala de museu tem o do homem sergipano na base e os do Smithsonian no topo, quanto mais próximo de um museu do Smithsonian, melhor é o museu na minha escala e o museu egípcio de Turim é nível Smithsonian, ou seja pontuação máxima na minha escala).

O que achei mais interessante no museu egípcio de Turim é que ele não é só egipcio, ele é romano também! A primeira peça que nos deparamos lá é uma peça romana que tenta imitar o estilo egípcio, e meio que foi pela descoberta dessas peças romanas que os italianos começaram a ter interesse de buscar mais e mais sobre a arqueologia egipcia e trazer cerca de 20 mil peças do Egito para Turim.

Peça romana no início do museu

Peça romana no início do museu

IMG_1940

Múmias no museu, me senti num filme =P

Turim também é uma ótima cidade para se fazer compras, se equipara até a Milão! Tem lojas de tudo quanto é grife e marca famosa: Prada, Chanel, Armani, Louis Vuitton, Dior, Dolce&Gabbana, etc. e várias marcas de maquiagem também: MAC, Sephora, etc. Como sou pobre, é claro que não comprei nada nessas grifes, só maquiagem 😛 Mas também tem loja muito boa a preços mais acessíveis xD, além disso, todas as manhãs num lugar chamado “Porta Palazzo” eles fazem uma feira, que segundo o que me disseram é a maior feira a céu aberto da europa, é ótimo para comprar queijos, massas, fungos etc. (apesar da maioria das comidas não poderem ser trazidas para o Brasil, também é bom para se comer lá, eu trouxe um macarrão pra casa ^^).

Feira a céu aberto em Turim

Feira a céu aberto em Turim

Basicamente foi isso que fiz na capital de Piemonte!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s