Windows 10: melhor ferramenta de espionagem já criada?

Já faz um bom tempo que sou adepta do software livre e que o sistema operacional que uso é o Linux (várias distribuições, do RedHat ao Ubuntu dependendo da necessidade) em casa e na universidade. Mas como eu  não vivo no mundo da lua, soube do lançamento do Windows 10 e o usei para ver como era o negócio e não ficar por fora quando estivessem falando dele (detesto ficar por fora quando as pessoas falam de tecnologia e Windows é uma das poucas coisas que o “povão” conhece). Pois bem, o testei e achei que o Windows 10 estava muito melhor em comparação a sua versão anterior (8 e 8.1) mas não fazia cosquinha no quão bom é usar o Linux. O PowerShell do Windows está bom, vários comandos foram adicionados, está melhor de usar o Windows também por linha de comando, eu gostei do Windows 10. Eu então publiquei o que tinha achado do sistema no meu Facebook e um amigo veio logo dizendo que era a melhor ferramenta de espionagem já feita, eu argumentei que não deveria ser melhor que o Google, Dropbox, Facebook, etc. E ele me postou essa reportagem de um site que nunca ouvi falar que achei conspiratória demais, essa daqui: http://suporteninja.com/microsoft-analise-de-trafego-do-windows-10-para-quais-servidores-ele-envia-suas-informacoes. Resolvi refazer os experimentos feitos por ela e dizer meu parecer sobre ser a melhor ferramenta de espionagem já feita.

windows_espiao

O tal post

A parte do post original que ele fala da Cortana eu não vou poder fazer porque estou usando a versão em português do sistema, e o Windows disse que não há versão dela em português. Ainda há a opção de gerenciar o que a Cortana sabe sobre mim na nuvem, que me pareceu com aquela parte de configurações do que o Google tem sobre o que ele sabe de você, como os seus interesses e seu histórico de buscas, caso queira ver a do google, eis o link, e o da microsoft, eis o link também. A Cortana pelo visto não passa muito mais que o controle por voz que temos nos dispositivos mobile (para Android, o sem nome “Ok Google” e IOs, o Siri) e na web com o Google, eu não sei dizer se ambos fazem o que dizem na reportagem “enviam reports das suas vozes para as empresas”, porque como disse não tenho o Cortana disponível e no tráfico de rede não apareceu nada.

windows_espiao

Ah sim, só a nível de curiosidade eu não quis usar ferramentas do Windows para monitorar a rede, porque se um SO é tão malvadão assim, óbvio que ele pode monitorar tanto o monitor nativo do sistemas quanto softwares instalados nele. No experimento anterior, ele usa o WireShark, eu usei o iptraf do Linux conectado na mesma rede do meu computador com Windows 10 instalado. O IP na rede interna da minha casa do meu notebook com Windows 10 é 192.168.0.108 e para testar se estava tudo ok, fiz uma chamada no meu computador windows para o Google que foi registrada no tráfego. As outras chamadas com os outros IP’s são meu computador e minhas irmãs usando a Net =P

windows_espiao

Chamada do 192.168.0.108 para o Google, tudo funcionando, vamos esperar um pouco.

Eu não fiz nenhuma configuração especial no computador, deixei ele como ele veio ao mundo. A primeira coisa que o site afirma é que ele envia pacotes para um servidor da microsoft contendo tudo que você escreveu de 5 em 5 minutos. Eu deixei meu computador ligado na internet, e não tinha absolutamente nenhuma interação entre o sistema operacional e a internet, se a Microsoft não encontrou um jeito muito maligno de mascarar as conexões deles ou criou um tipo de rede alternativa que eu não tenho o prazer de conhecer, eu posso afirmar que ela não enviou nada para o servidor dela nesse tempo, os processos que estavam rodando eram somente os que ele inicia quando liga o sistema. O meu computador só falou com a conexão normal com o roteador daqui de casa, que tanto os celulares das minhas irmãs (com android) e meu computador com linux também fizeram.

O único jeito de fazer o Windows se comunicar com os servidores deles fora do browser é na caixinha de pesquisa onde tem escrito “Pesquisar na Web e no Windows”. Eu concluo que o Windows não é pior que nenhum sistema operacional nesse quesito. Só lembrando, apesar de já trabalhar com redes há um tempo, eu não sou nenhuma especialista no assunto. Eu posso ter errado ou me equivocado em algum ponto durante o experimento, e a minha rede de Wifi estava sendo usada por outras pessoas durante o experimento. Eu posso repeti-lo depois numa máquina virtual e monitorar o tráfego da VM caso vocês queiram (o Windows 10 estava instalado numa máquina a parte da minha mãe), ou vocês mesmos podem tentar repetir o experimento em casa. Caso façam isso, comentem aqui em baixo com o link para os seus resultados.  Caso notem algo de estranho com o meu método comentem também, ficarei feliz de repetir o experimento caso note que me equivoquei.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s