Opinião: Cientista aparece na grande mídia por publicação na Science e falta de investimentos

Esses dias eu vi muitos compartilhamentos na minha timeline do caso de uma cientista brasileira chamada Suzana Herculano-Hozel que apareceu em muitas revistas do grupo editorial Abril e da Globo, como esta daqui ou esta outra falando de como a ciência no Brasil está abandonada e de como o governo não investe em ciência, apesar da notícia ser um pouco velha, ainda vejo amigos a republicando. Neste post vou dar a minha opinião sobre o assunto.

A tal Doutora Suzana Herculano-Hozel

Em primeiro ponto, gostaria de dizer que concordo em 100% do que a doutora Suzana disse nas entrevistas dela, a ciência é sim abandonada no Brasil e recebe muito pouco investimento comparado com outros países. Vejo também pesquisadores talentosos saindo do país todos os dias para trabalhar muitas vezes fora do ramo científico, e esses dias fiquei chocada quando descobri que só a Universidade de Harvard, nos EUA, recebe mais investimento que TODA a educação brasileira (isso mesmo, TODA A EDUCAÇÃO, desde a creche do seu bebê até o seu pós doutorado, li isso aqui). Quando fui para os EUA percebi claramente essa diferença, enquanto no Brasil nunca tinha recebido incentivo quase nenhum para participar em pesquisas até então no meu ensino médio, alguns amigos americanos já tinham feito estágios de verão em laboratórios de universidades americanas durante as férias escolares e ganhando bem.

O que achei bem estranho nesse caso em específico, é essa super exposição midíatica de uma cientista em revistas que nunca deram a mínima para ciência (no máximo em traduzir algumas notícias gringas de fatos pseudo-científicos “comprovados”), o destaque enorme em frases como “Fazemos ciência no Brasil de forma miserável” no lugar de frases como “Se os valores dos últimos 11 anos são irrisórios, antes eles eram realmente miseráveis.” mostram que a única intenção da mídia ao divulgar este caso em letras garrafais é gerar revolta contra o governo e não abrir os olhos da população para algo que nunca foi valorizado na nossa cultura e que precisa urgentemente de investimentos. Provavelmente a Doutora Herculano-Hozel nem é anti-governista, mas do jeito que a entrevista dela é conduzida, faz parecer com que ela odeia o país e o governo. Na situação política delicada em que nos encontramos, tudo isso é muito estranho. Sem contar que parece que é só culpa do governo atual, como se as empresas também não tivessem obrigação de investir em ciência (me fala aí uma empresa brasileira que investe em ciência sem ser obrigada, quando uma dessas construtoras que ganharam bilhões com a copa vão investir em inovação? Eles só pegam tecnologia gringa), como se os outros governos tivessem investido.

O que me faz mais triste ainda é pensar que graças a mídia brasileira, nós nunca ganhamos um prêmio Nobel. Estou falando do caso do médico Carlos Chagas, que durante dois anos foi indicado ao prêmio Nobel de Medicina, e um “inimigo” de Chagas com ajuda da mídia brasileira fez pressão na comissão internacional do Nobel para não premiá-lo. Na segunda vez que Chagas foi indicado, ninguém no mundo ganhou o prêmio Nobel de Medicina porque ele era o único que realmente merecia o prêmio naquele ano.

É realmente irônico que uma mídia que ajudou o Brasil a nunca ganhar um Nobel venha falar de investimento em ciência com letras garrafais, eu tenho nojo da hipocrisía da grande mídia brasileira. Espero que algumas pessoas sejam afetadas de forma a perceber de como é importante investir em ciência (que imagino que seria o que a cientista queria passar) e não passem a odiar o governo ainda mais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s