Como eu ganhei um prêmio da Intel

As vezes, quando alguém novo me conhece e ler a minha bio, vê que tem lá um prêmio que me orgulho muito mas que não falo muito sobre ele, o “Intel Excellence in Computer Science”. Aqui vou explicar como eu ganhei esse prêmio e como você pode ganhar algo parecido também.

Tudo começou quando fiz intercâmbio nos Estados Unidos, eu falo muito desse intercâmbio no meu blog, tem uma categoria só para esta viagem. Lá nos EUA, eu participei de um programa do governo americano chamado “National Youth Science Camp”, em que participaram 100 estudantes americanos e uns 15 estrangeiros (de diversos países), nesse acampamento quase todo mundo desfilava com camisetas de programas antigos (nós seríamos premiados pela fashion week – not) e um programa que quase todo mundo tinha uma camisa e que eu nunca tinha ouvido falar era um tal de Intel ISEF.

Eu até perguntei para alguns americanos o que era esse Intel ISEF, e muitos responderam “International Science Engineer Fair” e que era a maior feira de ciências para alunos do ensino médio, só que isso não melhorava muito, queria saber como poderia participar. Chegando em casa, fui procurar sobre esse tal ISEF e vi que poderia  participar nele mesmo sendo brasileira! Para participar na ISEF como brasileiros, nós temos que ter até 21 anos, está no ensino médio e/ou técnico e escrever um projeto cientifico para a FEBRACE ou para a MOSTRATEC, eu já tinha começado uma pesquisa anteriormente sobre um sistema inteligente para prever o grau de emergência de um paciente, então eu aprimorei a minha pesquisa e me inscrevi para a FEBRACE que acontece na USP em março. Então daí foi só sucesso, eu ganhei o tal prêmio “Intel Excellence in Computer Science” que foram só 200 dolares, mais a emoção de ter um papelzinho com o nome “Intel”.

Mas então meus caros leitores, vocês podem estar se perguntando: e agora, eu não gosto de informática, ainda assim eu posso participar da ISEF/FEBRACE? E a resposta é sim, muita gente pensa que por a Intel ser uma empresa de informática, eles só premiam gente de informática, mas qualquer projeto de qualquer área do conhecimento pode ser premiado pela Intel, inclusive eu conheci no Science Camp que fui nos EUA uma participante que ganhou 100 mil dolares da Intel que a área de pesquisa dela é química, tem até artigo sobre ela em português. A Intel é uma empresa que investe muito em ciência e tecnologia desde a sua fundação (que nem faz tanto tempo assim), e é uma das empresas que mais premiam jovens cientistas, inclusive 6 ganhadores do prêmio Nobel foram premiados pela Intel quando estavam no seus ensinos médios, outras empresas como a Google e agora a Petrobrás também buscam premiar cientistas ainda no ensino médio, mas nenhuma tem programas tão amplos e tão bons quanto os da Intel (eu não to ganhando nada pra fazer essa propaganda toda :P, mas se a Intel quiser me pagar por isso, aceito).

É isso, resumindo, para ganhar um prêmio da intel sendo brasileiro, faça o seguinte: desenvolva um projeto, vá a FEBRACE e/ou a MOSTRATEC, vá a Intel ISEF e ganhe o prêmio 😀

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s