FAQ idiomas

Introdução: Quase sempre que admito alguém novo ao meu círculo de amigos (aka adiciono no Facebook) é quase regra que as pessoas venham me perguntar quantas línguas eu falo, como eu aprendi essas línguas, etc. Por isso resolvi fazer este post com as perguntas mais frequentes que me fazem sobre idiomas.

Pergunta 1: Quantas línguas você fala?

Resposta: Eu falo várias línguas em diferentes níveis, como nativa eu falo português (sim, isso significa que na minha casa eu uso o português, já me vieram perguntar algumas vezes também que língua eu uso em casa, aí está a resposta), em nível avançado falo inglês e esperanto, em nível básico a intermediário falo francês e espanhol e em nível ultra mega básico falo alemão (ainda quero aprender mais alemão). É um número considerável de línguas, mas acredite no universo do poliglotismo (há grupos sobre isso no facebook e tals) não é nada!

Pergunta 2: Esperanto, que danado é isso?

Resposta: Pelo contexto já deve dá para saber que é um idioma, sim esperanto é um idioma criado por um judeu polonês em 1887, para saber mais sobre a língua recomendo a leitura do livreto “Descubra o esperanto” esperanto.org.br/info/dok/diversaj/malkovru_esperanton_pt.pdf, e também recomendo assistir o mini documentário “Esperanto é” (Esperanto estas):

 Pergunta 3: Tá, mas o que o esperanto já te trouxe? Vale a pena aprender?

Resposta: Algumas das pessoas mais legais que já conheci até hoje, conheci através do esperanto. Graças ao esperanto tenho amigos em todo o mundo, desde a China até a Alemanha passando pelo México =P É sério, toda a convivência que isso traz é muito legal! Eu já ganhei alguns presentinhos (chaveiros, cartões postais, livrinhos, etc) graças ao esperanto, fora isto não muito mais em bens materiais mas o que o esperanto me trouxe culturalmente é inestimável. Além disso, o esperanto me ajudou a aprender outros idiomas como o tão temido (por alguns) inglês. Algumas pessoas são bem pragmáticas e quando me perguntam este “vale a pena” querem logo saber da relação “hora gasta x aumento no salário”, bem, nunca vi nenhuma vaga de emprego em uma grande empresa multinacional requisitar esperanto, ou você receber alguma promoção por causa dos seus conhecimentos nessa língua, então a resposta imediata seria não, algumas pessoas conseguem até ganhar algum dinheiro com a língua (li que o fundador da Wikipédia em esperanto trabalha ganhando dinheiro com esperanto até hoje em algum lugar da internet, mas não posso confirmar), mas é uma pequena minoria, e eu não vou te iludir: provavelmente você vai gastar dinheiro no lugar de ganhar: comprando livros e panfletos para divulgar para os colegas, gastando para ir a eventos, etc. mas eu diria que se o seu foco na vida não for ganhar promoções, vale muito a pena sim. Dá para ganhar viagens com o esperanto, eu já fui pro Rio e para Fortaleza com parte das minhas despesas cobertas graças a língua, e alguns dos meus colegas já foram para a Europa e para a China com a língua quase de graça!

Pergunta 4: Tá, mas como/por que/onde/quando você aprendeu as línguas que você fala?

Resposta: Bem, cada língua eu aprendi por um motivo diferente, num lugar diferente, de uma maneira diferente. Ia responder neste post, mas ia ficar muito longo, caso vocês queiram, posso escrever outros posts com a minha história com idiomas (tá, meus leitores não existentes não opinam no meu blog, vou fazer isso caso eu queira em algum tempo =P)

Pergunta 5: Você quer aprender mais línguas?

Resposta: Claro, quero aperfeiçoar meu alemão e um pouquinho do francês e depois me aventurar fora do tronco indo-europeu, estava pensando em japonês ou chinês, mas duvido que tenha tempo em breve (a vida adulta está sendo mais difícil do que eu esperava, se vocês são crianças/adolescentes aproveitem para aprender tudo de inútil que podem agora!!)

Anúncios

One thought on “FAQ idiomas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s