Resenha: Divergente e a ciência

Divergente é uma das mais novas distopias modinhas infanto-juvenil que li por influência da minha irmã. Divergente conta a história de um mundo alternativo governado por 5 facções, as mais importante e que faz parte da história do livro são três: Abnegação, facção dos “bonzinhos” religiosos e abnegados que governam; Audácia, facção das pessoas designadas para defender a cidade, por isso são esportistas e violentos; e Erudição, facção dos cientistas e estudiosos.

Divergente é aquele tipo de livro que você lê em duas ou três tardes, apesar do seu tamanho não tão pequeno. A leitura é muito fácil e ficamos desde o início com aquela pulga atrás da orelha: o que ser divergente realmente significa? O final do livro é um tanto cliché e esperado, no entanto.

[Spoiler a partir daqui]

A trama se desenvolve a partir do ponto que a abnegação governa e a erudição acredita que a mesma não é tão boazinha e incorruptível assim, além disso, acham que a abnegação atrapalha o avanço da ciência destinando verbas para ajudar os famigerados “sem-facção” (os que não pertencem a nenhuma facção do livro). Por isso, a erudição monta um plano para destruir a abnegação e tomar o poder.

 Para isto, a Erudição cria um chip que controla a mente de pessoas e assim acaba escravizando os audazes. O negócio é que isso só ajuda a prejudicar a visão que a sociedade tem dos cientistas(que já não é muito boa): Que eles são pessoas malucas que querem implantar chips nos outros.

Se eu fosse escrever a mesma história a faria de uma forma diferente, mostraria a abnegação como uma facção  que querem impedir o avanço da ciência. Eles não percebem que com ciência poderia ser providenciada até uma qualidade de vida melhor para os renegados “sem-facção” que eles tanto protegem porque a ciência e a engenharia por si só revolucionaram todos os meios de produção, um exemplo é a revolução no campo, não teríamos a quantidade de comida que temos hoje se não fosse os avanços na biociência.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s