Levar Dollars ou Real?

Uma coisa que me perguntaram era como eu troquei dinheiro para ir a Colômbia. Vou falar aqui a minha experiência naquele país, mas acho que deve servir para pessoas que estão querendo viajar para países com a situação econômica parecida (como Bolívia, Argentina, Peru, Venezuela, etc).

pesos

Meus últimos dois mil pesos colombianos

A moeda utilizada na Colômbia é o Peso colombiano (cop), um Real pode valer de 800 a 1300 pesos colombianos. Quando fui viajar, o governo da Colômbia nos mandou um guia dizendo que Dólar era a moeda estrangeira  mais aceita lá e que dificilmente conseguiríamos trocar outra moeda por cop.

No entanto, quando fui viajar o Dólar estava caro pacas, o valor de venda na Casa de exploração Câmbio de Campina Grande estava 2,70 brl para 1 usd (o dólar comercial estava cerca de 2,50 brl). Então acabei levando só cerca de 40 Dólares que tinham sobrado da minha viagem para os Estados Unidos e cerca de 300 reais em espécie (não estava muito preocupada em não poder trocar porque como o governo pagaria as despesas, esse dinheiro era só pro extra como presentes, livros, camisetas, chaveiros etc.), Visa Travel Money não é uma opção para Colômbia porque estes cartões só funcionam  com euro e dólar na maioria dos bancos que os oferecem, Cartão de Crédito internacional é legal mas você vai ter que pagar todos os impostos de importação e além disso não dá pra comprar um chaveirinho numa barraquinha com cartão.

Ao chegar no aeroporto de Bogotá, vi que lá havia uma Casa de Câmbio grande que trocava inclusive reais. Acabei trocando 230 reais a um preço ruim, o valor da venda ficou cerca de 850 cop, mas como sabia que dificilmente conseguiria trocar real na rua ou numa casa de câmbio menor, então foi o jeito. Algumas pessoas trocaram DOLLARS por Pesos colombianos no aeroporto, NÃO façam isso, o Dollar é uma moeda estável, valorizada demais e boa demais para ser trocada lá, além disso, algumas lojas na Colômbia só vendem em Dollar (principalmente lojas de eletrônicos, lembro de ter visto um iPad 2 por 700 dólares lá) e em qualquer Shopping ou rua é possível trocar Dólares pra peso por uma cotação melhor que a oficial.

No fim, apesar do meu dinheiro ter se desvalorizado (pois o valor do peso em relação ao real acabou variando muito durante a minha estadia, o valor passou de 850 a 1100 Pesos por 1 Real), valeu muito a pena ter trocado no aeroporto, pois não achamos no caminho nenhuma casa de câmbio que fizesse Real pra Peso (alguns colegas brasileiros trocaram pouco na esperança de achar uma cotação melhor, mas acabaram não conseguindo mais dinheiro) e ninguém conseguiu achar na rua alguém que tivesse Dollars ou Pesos e quisesse Reais.  E outra dica importante é não trocar mais que você vai usar, porque de jeito nenhum você vai conseguir vender Pesos colombianos ou usar noutra viagem, tente gastar até só ficar uma nota de lembrança.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s