Reserva Ducke

Quarta-Feira, 6 de março de 2013

Nesta Quarta-Feira, acordamos cedo como todos os dias, tomamos café e teríamos que sair para um novo dia. Dessa vez, iríamos conhecer um lugar fantástico em Manaus: A Reserva Ducke.

100_3118

Trilha na reserva Ducke

Esta reserva é uma área de proteção ambiental de 10 000 metros quadrados que são dedicados para a pesquisa de espécies da Amazônia,   a reserva Dukcle foi fundada em 1955, pelo então Diretor do INPA, Dr. Olympio da Fonseca Filho. Só pesquisadores do INPA poderiam ter acesso a este local, no entanto, nós éramos convidadas desta instituição, e assim fomos.

Estava chovendo horrivelmente neste dia (e com uma temperatura hiper agradável de 41º graus), e para piorar, teríamos que andar no meio da selva com este clima (a primeira programação do dia, seria uma trilha). No entanto, ao chegarmos na reserva, fomos informadas que só faríamos trilhas se o clima melhorasse. Caso contrário, faríamos oficinas. O meu grupo foi fazer uma oficina sobre foto-armadilhas, o que foi muito interessante.

Descobrimos lá, como as pesquisas de modo de vida animal são feitas: Eles colocam uma câmera disfarçada de árvore para observar (quer dizer, uma não, várias! A nossa professora falou que na sua última pesquisa ela usou 30 câmeras). Cada uma dessas câmeras custa cerca de 500 reais, então não dá pra fazer uma pesquisa desse porte sem incentivo governamental!

Depois o clima melhorou um pouco e saímos para andar na reserva, bem, nos enchemos de lama, ficamos podres de grude, caímos, escorregamos, mas a trilha no meio da Amazônia valeu a pena !

Depois voltamos para o hotel, nos lavamos, comemos, dormimos, fomos entrevistadas, nadamos, cantamos, dançamos, e no fim, voltamos para o INPA para assistir alguma s palestras. A chuva terrível continuava, o que foi ruim para chegarmos no INPA, mas conseguimos! =D

Chegada ao INPA-> Esses sacos plásticos nos deixaram Dyvas demais

 

 

Assistimos várias vídeo-conferências com pesquisadores americanos, o que foi muito interessante. Descobrimos um pouco sobre alguns programas, como o Microsoft Tech Girls (http://www.microsoft.com/en-us/diversity/programs/digigirlz/hightechcamp.aspx), nos falaram um pouco sobre pesquisas contra o câncer que estavam sendo desenvolvidas na terra do Tio Sam e por último (mas a melhor vídeo conferência na minha opinião) nos falaram sobre as pesquisas da NASA para ir à Marte e como é trabalhar na NASA, a palestra foi feita pelo Mohawk Guy (http://en.wikipedia.org/wiki/Bobak_Ferdowsi)

 

Palestra do Bobak!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s